28 de mai. de 2013

Observatório Nacional promove curso a distância em Astrofísica Geral


O Observatório Nacional (ON) oferece de 15 de julho a 29 de novembro de 2013, o curso a distância em Astrofísica Geral. Os participantes terão acesso a informações sobre a história da astronomia, a formação do universo, as características e dinâmica dos astros, entre outros tópicos.

As inscrições podem ser feitas de 3 de junho a 30 de agosto, no site do Observatório Nacional (www.on.br/ead_2013). Confira o programa do curso, que faz uma viagem pela história da ciência e pelo Universo atualmente conhecido.

O curso tem caráter de divulgação científica e é voltado para um público não especializado em ciências exatas, por isso não é necessário qualquer conhecimento prévio para acompanhá-lo a distância.

Os cursos a distância são oferecidos gratuitamente pelo ON e já estão na sua 10ª edição. Eles são realizados com o objetivo de socializar o conhecimento científico e contribuir para a inclusão social por meio da divulgação de temas relacionados à atuação da primeira instituição científica do Brasil, o Observatório Nacional. O material produzido é disponibilizado no site do ON e pode ser copiado e impresso, desde que não seja publicado em outros meios.



Divisão de Atividades Educacionais

10 de mai. de 2013

Hubble flagra cometa do século a caminho

Redação do Site Inovação Tecnológica 


[Imagem: NASA]



Cometa do século


Esta imagem feita pelo telescópio espacial Hubble mostra o cometa ISON - também conhecido como C/2012 S1 - a uma distância de 621 milhões de quilômetros do Sol (634 milhões de quilômetros da Terra).

Quando foi descoberto, em Setembro de 2012, o ISON passou a ser chamado de "cometa do século" porque há chances de que ele se torne o maior cometa já visto da Terra.

Se ele vai mesmo brilhar tanto quanto a Lua Cheia, ou se será um mero pontinho no céu, só será possível afirmar com mais certeza quando sua trajetória for determinada com mais precisão.

Contudo, mesmo estando ainda tão longe, a imagem captada pelo Hubble mostra que o cometa já está ativo conforme a luz solar começa a aquecer sua superfície, fazendo seu miolo congelado começar a sublimar.

A análise detalhada do envoltório de poeira em torno do núcleo sólido gelado revela um forte jato de partículas de poeira emergindo do lado do cometa voltado para o Sol.

As medições preliminares sugerem que o núcleo do ISON tem entre 5 e 6,5 quilômetros de diâmetro.

Segundo os pesquisadores, ele é pequeno demais para o alto nível de atividade observado até agora.

Os astrônomos estão usando esses dados para avaliar o nível de atividade do cometa a fim de prever seu tamanho aparente no céu quando ele chegar a pouco mais de 1 milhão de quilômetros da superfície do Sol, em 28 de dezembro.

ISON significa International Scientific Optical Network, um grupo de observatórios em dez países que se organizaram para detectar, monitorar e rastrear objetos no espaço.


NASA lança filme para comemorar Dia da Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica




Dia Internacional da Mãe Terra


Para celebrar o Dia da Terra, comemorado em 22 de Abril, a agência espacial norte-americana lançou um vídeo com uma coletânea de fotos e visualizações do nosso planeta.
O filme é formado por fotografias tiradas a partir da Estação Espacial Internacional e várias imagens produzidas por satélites e sondas espaciais lançadas pela NASA.
O Dia da Terra - seu nome oficial é Dia Internacional da Mãe Terra - foi idealizado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, em 1970, sendo uma das heranças mais lembradas do movimento hippie e do nascente movimento ambientalista.
O movimento iniciado pelo Nelson resultou na criação da Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e de uma série de leis para preservar o meio ambiente, um processo que se espalhou, sendo adotado rapidamente por quase todos os países do mundo.