8 de abr. de 2010

Começam os preparativos para Semana Nacional de C&T 2010

A Ciência para o Desenvolvimento Sustentável é o tema da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2010. Organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o evento se realiza de 18 a 24 de outubro, em mais de 500 municípios. Nesta quinta-feira (8), coordenadores das atividades estaduais e do MCT se reuniram pela primeira vez, em Brasília, para discutir os preparativos da SNCT.
Participaram o diretor do departamento de Difusão e Popularização do Ciência (DDPC/MCT), professor Ildeu de Castro Moreira, representantes de universidades e coordenadores do Amazonas, Goiás, Piauí, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Pará, Paraná, Acre, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo.
O objetivo da SNCT é mobilizar a população, principalmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia. As atividades são gratuitas e promovidas por universidades, instituições de pesquisa, parques ambientais, zoológicos, museus, jardins botânicos e Organizações Não Governamentais (ONGs). Tendas de ciência em praças públicas, palestras, excursões científicas e feiras fazem parte da programação.
Alcançar um número maior de municípios participantes da SNCT é o desafio dos coordenadores. Para a gestora de políticas públicas da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Vasti Quintana, o tema desta edição favorece as atividades no Acre, uma vez que o estado tem uma forte política de desenvolvimento sustentável. “Pretendemos levar universitários ao máximo de escolas municipais de ensino fundamental para disseminar, de forma lúdica, questões relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade”, disse ela.
Os coordenadores de Minas Gerais também querem expandir o evento para mais municípios. A coordenadora do Programa de Popularização de C&T, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Ensino Superior (Sectes), Maria das Graças Rodrigues Brant, espera a participação de metade das 853 cidades mineiras. De acordo com ela, o número de municípios participantes tem aumentado nos últimos eventos. Em 2009, participaram 90 cidades, número três vezes maior que o de 2008, quando participaram apenas 30 municípios.
Os debates da SNCT serão focados na preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. De acordo com o professor Ildeu, as atividades estimularão a discussão de estratégias de se utilizar os recursos naturais e a rica biodiversidade nacional de forma sustentável e conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário