20 de dez. de 2010

Restauração do pavilhão do Serviço da Hora





 
Observatório Nacional - Restauração do pavilhão do Serviço da Hora e ocupação da mesma pela Divisão de Atividades Educacionais.


Em 1916, Luiz da Rocha Miranda e Silva, antigo astrônomo do Observatório Nacional, construiu às suas custas, o pavilhão em que funcionaria o Serviço da Hora. Esse novo pavilhão foi batizado com o nome do seu antigo mestre e amigo Luiz Cruls. A edificação incluía além de um escritório para o cálculo das observações horárias e laboratório para os aparelhos telegráficos no andar térreo, um subterrâneo destinado a receber pêndulas e os cronógrafos à pressão constante.

Mais tarde foi construído outro pavilhão, Almirante Alvaro Alberto, que foi anexado ao primeiro.

O serviço da hora funcionou nesses pavilhões. Desde então, foram construídos outros anexos mais modernos e, em outubro de 2007, quando o ON comemorava seus 180 anos, a Divisão do Serviço da Hora passou a ocupar um prédio novo, especialmente construído para a mesma, denominado Pavilhão Carlos Lacomb.

Em janeiro de 2010 o ON, assessorado pelo IPHAN, começou a restauração desse patrimônio histórico. Os anexos mais atuais foram demolidos e, após um delicado e meticuloso trabalho, os dois pavilhões foram entregues totalmente restaurados com inauguração em 17 de dezembro de 2010.



Nessa inauguração celebrou-se também a ocupação desse patrimônio histórico pela Divisão de Atividades Educacionais (DAED) do Observatório Nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário