13 de dez. de 2011

Faça um passeio virtual e conheça o Observatório Nacional

Observatório Nacional lança Passeio Virtual

O Observatório Nacional(ON) lançou um Passeio Virtual por suas dependências. A "visita" pode ser feita na página do ON na internet, no endereço http://www.on.br/. Os principais espaços do campus – áreas externas e dependências internas – foram mapeados em fotos de alta resolução.
Basta acessar o site e clicar no ícone

 O objetivo é mostrar ao visitante virtual a riqueza e os detalhes, não somente da arquitetura eclética de seus prédios quase centenários, como também dos seus instrumentos científicos. Mostrar a biblioteca, com seu acervo especializado nas áreas de Astronomia, Geofísica, Tempo e Freqüência e ciências afins, e a natureza do espaço bucólico do Observatório Nacional, patrimônio histórico e cultural do país.

Além de permitir conhecer, resumidamente, a história do Observatório Nacional, as imagens apresentam ainda projetos científicos, tais como a Rede Brasileira de Observatórios e Padrões Geofísicos, que utiliza sismógrafos e gravímetros; o telescópio Heliômetro, instrumento de alta precisão que monitora diariamente as variações da forma e do volume do Sol; o Serviço da Hora, de onde é disseminada a Hora Legal Brasileira, gerada a partir de um conjunto de relógios atômicos, além do seu acervo histórico de equipamentos de determinação de sinais horários.


O Passeio Virtual foi concebido por meio de programas desenvolvidos especificamente para a finalidade de montagens 3D, de forma a ser amigável e de fácil compreensão ao visitante. A iniciativa, inédita nos institutos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, busca estabelecer uma conexão entre a pesquisa científica, produzida pelos pesquisadores do Observatório Nacional, e o público.


Carlos Henrique Veiga
Divisão de Atividades Educacionais


Nenhum comentário:

Postar um comentário