5 de jun. de 2012

Trânsito de Vênus sobre o Sol ocorre hoje e amanhã

Obseravtório Nacional
Um acontecimento astronômico raro será registrado esta semana: o planeta Vênus vai passar pelo Sol hoje e amanhã. O Trânsito de Vênus, como é conhecido o fenômeno, só voltará a ocorrer daqui a 105 anos. No Brasil, poderá ser visto apenas no extremo noroeste do Acre, quando o Sol estiver já se pondo.

Nestes dois dias, Vênus passará na frente do Sol e sua imagem aparecerá projetada como um “pequeno ponto” preto sobre a superfície do Sol. De acordo com a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON), esse fenômeno somente é registrado com Vênus e Mercúrio, pois são os únicos planetas que ficam entre a Terra e Sol. “Os demais planetas só permitem a configuração Sol-Terra-Planeta.”

Imagem: NASA
A pesquisadora faz uma comparação com o eclipse lunar para explicar a percepção visual do Trânsito de Vênus. “O disco aparente da Lua, que é a forma como nós a vemos, é praticamente do mesmo tamanho do disco aparente do Sol, mas o disco aparente de Vênus é cerca de 31 vezes menor, então a mancha escura é cerca de 31 vezes menor que o disco do Sol.”

Desde o século XVII, quando os telescópios foram desenvolvidos e esse fenômeno passou a ser observado, houve somente seis registros do Trânsito de Vênus. O último foi em 2004.


Fique atento!

Nunca olhe diretamente para o Sol nem se estiver usando óculos escuros, vidros esfumaçados e bacias com água, por exemplo. Esses itens não oferecem proteção suficiente e há risco de sérios danos à visão.

Se você estiver na região em que o Trânsito de Vênus será visível e quiser assistir o fenômeno, utilize filtros adequados para essa finalidade.






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário