20 de set. de 2014

NASA anuncia que vai voltar a levar humanos ao espaço

Missões tripuladas da agência não ocorriam desde o fim dos ônibus espaciais em 2011


A NASA fez um importante anúncio em uma coletiva de imprensa realizada na base de Cabo Canaveral, na Flórida, a agência vai voltar a levar astronautas ao espaço de solo americano. Desde que o Atlantis encerrou a era dos ônibus espaciais, em 2011, a NASA dependia das naves russas Soyuz para lançar tripulações e cargas em órbita até a Estação Espacial Internacional (ISS).

O rompimento com os russos está alinhado com as tensões diplomáticas atuais entre os EUA e a Rússia, consequência do acirramento dos conflitos do governo do presidente Vladimir Putin com a Ucrânia. Esta “carona” custava US$ 70 milhões por astronauta aos cofres da agência americana. Na coletiva, também foi reafirmado o compromisso de em 2017 lançar um foguete ao espaço profundo pela primeira vez em mais de 40 anos.

Por estar mais focada em ir além da órbita terrestre e na construção do foguete Space Launch System (SLS) e da nave Orion, que vão levar a humanidade a um asteroide e a Marte em 2030, a NASA optou por deixar as missões mais “rotineiras” até a ISS nas mãos da iniciativa privada: um contrato de duas a seis missões no valor de US$ 6,8 bilhões foi firmado com a SpaceX e com a Boeing para acabar de vez com a dependência russa.

“Quando olhamos para estas espaçonaves, devemos enxergar uma chave para a porta do espaço que vai ser aberta para mais e mais pessoas”, disse na coletiva o astronauta Mike Fincke, que já foi membro de uma tripulação da Estação Espacial. As naves CST-100 da Boeing e Dragon V2 da SpaceX devem começar a operar nos próximos anos, levando pessoas e cargas ao espaço. “Elas podem parecer um tanto pequenas para carregar tantos sonhos grandes, mas eu acho que vão se sair bem”, completou Fincke.



Matéria original: clique aqui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário