17 de nov. de 2014

Imagem revolucionária mostra detalhes sobre o nascimento de planetas


Uma nova imagem revelou com extraordinários detalhes uma provável formação planetária. A foto foi tirada pela Atacama Large Millimeter/submillimeter Array(ALMA) , um observatório de altíssima resolução. O disco ao redor da estrela representa um enorme passo para o mundo da pesquisa científica. A imagem pode ajudar no entendimento da criação dos planetas, além de um avanço nos estudos dos discos protoplanetários.

A localização do disco que envolve a estrela HL Tau [2] – da constelação de Taurus – pôde ser definida graças às antenas do ALMA, separadas por 15 quilômetros. A uma distância de 450 anos-luz da Terra, o disco encobre um corpo celeste jovem, de apenas um milhão de anos.

Excedendo todas as expectativas, essa imagem ainda revela uma série de anéis concêntricos e brilhantes separados por pequenos espaços. “Essas imagens são certamente o resultado de um corpo planetário nascendo dentro do disco. Isso é surpreendente por ser uma estrela tão jovem. Não se espera isso de algo tão novo”, conta o diretor do projeto.

“Quando vimos a imagem pela primeira vez, ficamos assustados com a quantidade de detalhes. HL Tauri é nova, mas já está formando um disco ao seu redor. Essa única foto é capaz de revolucionar as teorias de formações planetárias”, conta a cientista Catherine Vlahakis.

Para especialistas, a investigação dos discos protoplanetários é essencial para saber como a Terra se formou no Sistema Solar. Observar os primeiros estágios do nascimento dessa formação em HL Tauri talvez mostre como estava o nosso processo de formação planetária quatro bilhões de anos atrás.

Veja imagens: 



Matéria original: clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário