5 de out. de 2015

NASA divulga novas imagens de Plutão




No dia 24 de stembro, cientistas divulgaram imagem de alta resolução registrada pela sonda New Horizons durante sua passagem pela órbita de Plutão. A alta qualidade foi possível a partir da combinação de imagens registradas nas cores vermelho, azul e na região infravermelho do espectro.

A imagem nos revela que Plutão tem uma superfície rica em cores que vão do azul claro, ao amarelo, laranja e vermelho escuro. Muitas partes do planeta anão têm cores distintas e mostram uma história climatológica e geológica complexa. 


Outra imagem recente mostra que a superfície das cordilheiras em Plutão se assemelha a escamas de répteis. Cientistas acreditam que a estranha formação possa ter sido causada por movimentos tectônicos internos e a sublimação do gelo na superfície gerada pela pouca quantidade de luz solar incidindo sobre o planeta.


Esses registros são apenas uma prévia do pedaço de informação que New Horizons enviou de volta à Terra recentemente. A sonda espacial passou por Plutão em julho, muito próximo de sua superfície e produziu centenas de imagens que, por estarem a bilhões de quilômetros de distância, chegarão aos poucos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário