25 de ago. de 2016

Planeta parecido com a Terra é encontrado na zona de habitabilidade

Com o ajuda dos telescópios do ESO (Observatório Europeu do Sul), astrônomos encontraram um planeta orbitando a estrela mais próxima da Terra, Proxima Centauri. Este planeta denominado Proxima b, orbita, a cada 11 dias, a sua estrela progenitora, vermelha e fria. O mais recente planeta descoberto possui uma temperatura que permite a existência de água líquida em sua superfície. Este mundo é rochoso e um pouco mais massivo que a Terra, trata-se do exoplaneta mais próximo de nós — podendo também ser o mais próximo a ter vida fora do Sistema Solar. Um artigo científico descrevendo esta marcante descoberta será publicado na revista Nature hoje, 25 de agosto de 2016.
Ontem (24/8/2016) o Observatório Europeu do Sul (ESO) anunciou a descoberta de um planeta orbitando Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol.
Até então, o exoplaneta possivelmente mais parecido com a Terra era o Wolf 1061c, que orbita a estrela anã 1061 à aproximadamente 14 anos-luz do Sistema Solar. Já o novo corpo descoberto pelo ESO fica a um pouco mais de quatro anos-luz do nosso Sol.
Desde 2013 já haviam indícios de que um exoplaneta poderia estar orbitando a estrela Proxima Centauri. "As primeiras pistas surgiram naquele ano, mas não eram o suficiente. Desde então temos investigado a fundo com a ajuda do ESO e outros observatórios", disse Anglada-Escudé na divulgação da descoberta. 
Os astrônomos o chamam de Proxima b. A órbita do corpo é de 11 dias terrestres e a boa notícia é que, além de tudo, o planeta tem uma temperatura que permite a existência de água líquida na sua superfície.
A Nature postou um vídeo simulando o que pode ser a Proxima b.
Assista no abaixo:


Fonte: ESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário