14 de jun. de 2011

Eclipse total da Lua em 15 de junho de 2011

Observatório Nacional


Quando ocorre eclipse total da Lua ?

A Lua completa uma volta em torno da Terra em aproximadamente 27 dias. Duas vezes a cada 27 dias, então, temos o alinhamento Terra, Lua e Sol :

• quando é Lua Nova, a Lua fica entre a Terra e o Sol

( a face iluminada da Lua está oposta à Terra )

• quando é Lua Cheia, a Terra fica entre a Lua e Sol

( a face iluminada da Lua fica voltada para a Terra )

Como o plano de órbita da Lua é inclinado em relação ao da Terra, não ocorre um eclipse total da Lua em todas as Luas Cheias. O eclipse total da Lua ocorre quando Lua, Terra e Sol estão alinhados de forma que a Lua atravesse total ou parcialmente a sombra que a Terra projeta no espaço. Essa sombra possui duas partes: umbra e penumbra. A umbra é aparte da sombra em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é a parte da sombra em que há alguma iluminação do Sol.

Como observar o eclipse total da Lua de 15 de junho de 2011 ?


Ao contrário dos eclipses do Sol, os eclipses da Lua podem ser observados a olho nu. No Brasil, não veremos o eclipse desde o início. No Amazonas e no Acre quando a Lua nascer já estará saindo da penumbra, ou seja não será visível o eclipse total.
A parte mais central do Brasil verá a Lua nascendo mergulhada na penumbra, mas já após o eclipse total. Quase todo o nordeste, sudeste e região sul, verão a Lua nascer já totalmente mergulhada na umbra eclipse total ). A chance de visualização será a leste, bem próximo do horizonte. Já com a Lua mais alta, em torno das 19 horas já se verá somente o eclipse parcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário