24 de jan. de 2012

Dilma dá posse a ministros da Educação e da Ciência nesta terça

G1 - 24/01/2012


 
Marco Antonio Raupp assume lugar de Mercadante, que vai para o MEC.
Cerimônia será no Palácio do Planalto e contará com a presença de Lula.

A primeira troca ministerial de 2012 do governo Dilma Rousseff será efetivada na tarde desta terça-feira (15) com a posse, prevista para as 15h, de Aloizio Mercadante no Ministério da Educação e de Marco Antonio Raupp para o Ministério de Ciência e Tecnologia.

A mudança ocorre por causa da saída do governo de Fernando Haddad, que deixa a pasta da Educação para disputar a Prefeitura de São Paulo. Atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Raupp assume pasta até então ocupada por Mercadante durante o primeiro ano de governo da presidente Dilma.

De acordo com o Planatlo, a posse terá discursos de Haddad, Mercadante, Raupp e Dilma. Nesta segunda (4), os três auxiliares da presidente estiveram presentes à cerimônia em comemoração a marca de 1 milhão de bolsas concedidas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). Eles também participaram da primeira reunião ministerial do ano.

A posse será no Salão Nobre do Palácio do Planalto e contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de estar em tratamento contra um câncer na laringe, ele decidiu se deslocar de São Paulo a Brasília para prestigiar o evento.

Haddad assumiu o cargo de ministro da Educação no governo Lula e permaneceu na função no primeiro ano de governo de Dilma. O ex-presidente foi o principal articulador de sua candidatura nestas eleições. Já Mercadante foi líder do PT no Senado nos dois últimos anos de mandato do ex-presidente.

Lula sai de São Paulo entre 12h30 e 13h e chega a Brasília por volta das 15h. Antes, petista faz sua 15ª sessão de radioterapia, no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Por meio da assessoria de imprensa, o Instituto Lula informou que o ex-presidente retorna a São Paulo ainda na noite desta terça, pois na quarta-feira (25) terá outra sessão de radioterapia pela manhã.

Biografias

Escolhido por Dilma para substituir Mercadante, Marco Antonio Raupp tem um perfil estritamente técnico. Diretor da Agência Espacial Brasileira desde março de 2011, Raupp é graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Já Mercadante é formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela Universidade de Campinas (Unicamp). Está licenciado do cargo de professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Unicamp.

Como ministro de Ciência e Tecnologia do governo Dilma, ele defendeu a capacitação no exterior de estudantes brasileiros e a abertura de vagas em concursos públicos para profissionais estrangeiros.

Considerado pelo Planalto um ministro "dedicado", Mercadante lançou em julho de 2011 o programa Ciência sem Fronteiras, que prevê a concessão de 100 mil bolsas de estudos nas principais universidades do exterior para estudantes, desde o nível médio ao pós-doutorado. A gestão do ministro à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia foi marcada ainda pelas negociações para a fabricação no Brasil de tablets e smartphones.



Nenhum comentário:

Postar um comentário