25 de mar. de 2011

Filme recria visão de Yuri Gagarin no primeiro voo ao redor da Terra

Globo.com - 24/03/2011

Filme recria visão de Yuri Gagarin no primeiro voo ao redor da Terra

RIO - Um filme feito na Estação Espacial Internacional tenta recriar o que Yuri Gagarin pode ter visto no seu histórico voo ao redor da Terra em 1961. "First Orbit" estreará no Youtube em abril e depois ficará disponível para download gratuito, para comemorar o feito do cosmonauta russo há 50 anos. Este é o primeiro projeto que mostra o que Gagarin viu da sua cápsula Vostok. Há apenas uma gravação de áudio do momento da sua observação e o material agora foi sobreposto às imagens de alta definição feitas da estação.


Yuri Gagarin foi o primeiro homem a se aventurar acima da atmosfera da Terra, quando partiu da base de lançamento Tyuratam, agora o Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em 12 de abril de 1961. Sua viagem ao redor do globo levou 108 minutos. A vista da Terra no mesmo percurso que ele fez foi filmada agora da ISS.

As imagens gravadas a partir da plataforma orbital não conseguiram recriar exatamente o que Gagarin viu. O cosmonauta voou mais próximo aos pólos do que a ISS é capaz. A formação das nuvens de 50 anos atrás também não podem ser recriadas. Mas a equipe responsável pelo filme espera que o projeto dê aos espectadores um pouco da sensação experimentada por Gagarin. O filme vai estrear no Youtube no aniversário de 50 anos do voo espacial e depois ficará disponível para livre download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário