10 de mai. de 2011

Noruega construirá laboratório marinho futurístico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/05/2011

Centro Espacial Oceânico - Laboratório Marítimo da Noruega
A gigantesca estrutura ultra-moderna ficará protegida por um recife artificial. [Imagem: OSC Project]


Super laboratório marítimo

Enquanto cientistas brasileiros sonham em aproveitar umaplataforma de petróleo desativada para construir um laboratório marinho, os noruegueses estão planejando algo mais high-tech.

Lembrando a ligação histórica do país com os mares, e vislumbrando a dependência futura dos recursos oceânicos, pesquisadores e engenheiros da Noruega apresentaram a proposta inicial de um super laboratório marítimo, que tem um objetivo bem claro: transformar o país em um líder internacional em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias marinhas.

Centro Espacial Oceânico - Laboratório Marítimo da Noruega
Operários e cientistas trabalharão fora e dentro d'água. [Imagem: OSC Project]


Conhecimento e tecnologia

"Nós não sabemos ainda do que precisaremos para entender o oceano nos próximos 50 anos, mas está claro que serão necessários avanços em termos de conhecimento e de tecnologia," afirma o consórcio de institutos de pesquisa e empresas privadas que estão viabilizando Ocean Space Centre.

O termo Space tem uma dupla conotação, de espaço voltado para as pesquisas oceânicas, mas também como uma referência ao avanço das tecnologias espaciais e seus prospectos futurísticos.

Centro Espacial Oceânico - Laboratório Marítimo da Noruega
A estrutura dará acesso direto a todos os instrumentos necessários à pesquisa, incluindo barcos, robôs, submarinos e equipamentos de mergulho. [Imagem: OSC Project]
 
 
Tecnologia na prática
 
Sintomaticamente, o laboratório marinho será financiado pelo Ministério da Indústria e Comércio, mostrando a visão prática que guia o projeto, voltado para o desenvolvimento de tecnologias e para a exploração sustentada de recursos oceânicos.
Além de biologia marinha, meio ambiente e ciências da vida em geral, o Ocean Space Centre fará pesquisas na área de energia - geração de energia a partir das ondas e marés - mineração e pesca.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário