13 de mai. de 2011

Vulcão Etna em erupção na Sicília

Observatório Nacional
13/05/2011

O vulcão Etna entrou em erupção na ilha da Sicília, sul da Itália, na noite de quarta-feira, provocando um rio de lava por uma de suas encostas. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulacanologia (INGV) a lava pode voltar a correr. O estado de alerta já foi anunciado pelas autoridades locais que estão atentas às informações do INGV.

O monte Etna o pico mais alto e o vulcão mais ativo da Itália. Foto: Reuters
Localizado na Sicília, o monte Etna é o pico mais alto da Itália e um dos vulcões mais ativos.
Foto: Reuters

Passava das 22h quando a atividade do Etna se intensificou de tal forma que as imagens  das explosões de lama eram vistas das cidades de Catânia e Taormina. A erupção espalhou cinza e lava na área desértica próxima.
O aeroporto de Catânia permaneceu fechado até a manhã de hoje (13/05), quando a atividade vulcância dimimuiu. A preocupação era a possibilidade do vulcão lançar cinzas e desta forma causar algum acidente.
O Etna, com 3.200m, é vulcão mais alto e ativo da Europa, entra em erupção regularmente. Parte do maciço vulcânico de mesmo nome, situado no nordeste da Sicília, o Etna ocupa uma área de 1.600km2 e sua base tem um perímetro de 150km. Estudos geológicos demonstraram que as primeiras erupções do Etna remontam ao final do período terciário, há cerca de 2,5 milhões de anos.

Assista ao Vídeo:
 Fonte: BBC Brasil


Veja mais em:








Nenhum comentário:

Postar um comentário