21 de ago. de 2014

Astrofísico explica qual planeta do sistema solar é o mais inóspito e por quanto tempo sobreviveríamos em cada um deles



Explorar outros planetas e até viver em outro mundo são sonhos perseguidos pela humanidade, mas que, por enquanto, fazem parte apenas da ficção científica. Enquanto este desejo ainda está longe de ser realizado, o astrofísico Neil deGrasse Tyson tratou de explicar porque a vida humana em outros planetas seria completamente impossível. Confira abaixo quando tempo sobreviveríamos em outros mundos, longe da Terra:

Mercúrio

O planeta mais próximo do Sol é quente demais para nós em sua face voltada para o astro. No entanto, o lado oposto não é tão ruim assim. Porém, é impossível respirar no planeta. Desta maneira, o tempo de vida de um humano por ali seria de dois minutos.




Vênus

O planeta que recebeu o nome da deusa do amor e da beleza não oferece nenhum ambiente afável ou bonito para nós. Com temperatura aproximada de 500°C, é impossível pensar em vida como a nossa por ali.



Marte

Certamente é o primeiro planeta que vem à mente quando pensamos em uma “colonização” espacial. Apesar de frio, a temperatura não seria um problema tão grave já que sua atmosfera não é espessa como a da Terra. Contudo, ali é impossível respirar e, desta maneira, a sobrevida seria de, aproximadamente, 2 minutos.




Júpiter

Devido a diferença de pressão, vida humana duraria menos de um segundo. Este gigante gasoso é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro como em massa e é o quinto mais próximo do Sol. Caso alguém conseguisse descer por ali, ficaria preso em um tornado de gases e pedras.





Saturno

As condições extremamente hostis à vida humana que ocorrem em Júpiter podem ser aplicadas a Saturno. O planeta gasoso possui uma grande diferença de pressão e nós duraríamos menos de 1 segundo.




Urano e Netuno


A vida humana seria impossível nestes dois planetas por conta das degradantes temperaturas. Urano possui a mais fria atmosfera planetária no Sistema Solar, com temperatura mínima de -224°C. Já Netuno, planeta mais afastado do Sol, tem temperatura superficial média é de -218 °C.



Matéria original: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário