6 de ago. de 2014

Cientistas revelam uma visão da Terra de quatro bilhões de anos atrás



Os períodos Hadeano e Eoarqueano foram o verdadeiro “inferno” na Terra. Durante milhões de anos nosso planeta foi fortemente bombardeado por milhões de asteroides, oceanos existentes se desfaziam várias vezes em atmosferas de vapor até a crosta terrestre finalmente se solidificar. Estas duas novas visualizações ajudam a compreender toda essa violência.

O vídeo abaixo é uma simulação “que mostra as massas de terra, cadeias de montanhas e mares sendo moldados por eventos de impacto, alguns dos quais aqueceram porções significativas da superfície”.




Esta simulação foi criada por Simone Marchi para uma pesquisa publicada na revista Nature. Abaixo, pode-se ver um GIF animado que mostra todos os impactos, “um novo modelo de bombardeio da Terra no éon Hadeano, que foi ajustado usando dados da Lua e da Terra”






“Nós descobrimos que a superfície da Terra no período Hadeano foi amplamente reprocessada por impactos… Este modelo pode explicar a distribuição etária dos zircões do período Hadeano e a ausência de rochas terrestres dessa época. Oceanos existentes teriam repetidamente fervido em atmosferas de vapor, devido a grandes colisões há cerca de 4 bilhões de anos."
- Marchi et al descrevem suas descobertas no sumário do estudo.


Agora imagine esses impactos assim:




E assim:





Ou assim:




Matéria original: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário