4 de ago. de 2014

Mapa mais completo de Marte é elaborado

Material foi criado pelo Instituto Geológico dos EUA.



O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) elaborou o mapa mais completo de Marte até o momento - ele inclui informação topográfica, termal e dados sobre a composição do solo marciano.

As imagens recolhidas pela nave "Odissey 2001", que orbita ao redor do Planeta Vermelho, tornaram possível a elaboração desse novo mapa. As imagens aprimoram e complementam versões prévias elaboradas entre os anos 70 e 80. O mapa utiliza dados do Sistema Termal de Emissão de Imagens (Themis), um sistema de captação de imagens de emissão térmica baseado no espectro da radiação infravermelho instalado na sonda "Odissey".

Robin Fergason, do Centro Cientista de Astrogeología do USGS no Arizona, liderou o projeto em parceria com pesquisadores do Centro Espacial de Marte da Universidade Estadual do Arizona (ASU na sigla em inglês). "Utilizamos mais de 20 mil imagens de temperatura realizadas à de noite da Themis para gerar o mapa de mais alta resolução das propriedades da superfície de Marte", afirmou Fergason em um comunicado divulgado por meio do site da ASU.

"Agora esses dados estão disponíveis gratuitamente para todos os pesquisadores e para o público em geral", apontou o pesquisador, que finalizou seus estudos de doutorado em 2006.

"As áreas mais obscuras no mapa são mais frias à noite, têm menor inércia termal e, provavelmente, contêm partículas finas, como pó, lodo ou areia fina", disse Fergason, que acrescentou dizendo que as regiões mais brilhantes são as mais calorosas, com superfícies que consistem, talvez, de areia mais grossa, fragmentos de rochas ou a combinação de ambos os materiais.


Matéria original: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário