15 de fev. de 2011

Brasil junta-se ao Observatório Europeu do Sul - ESO

eso1050pt — Nota de Imprensa Institucional

Países participantes do ESO

 Em 30 de Dezembro de 2010, o European Southern Observatory, ESO, com sede em Munique, Alemanha, divulgou: " A República Federal do Brasil assinou ontem um acordo formal de adesão no sentido de se tornar membro de pleno direito do Observatório Europeu do Sul (ESO). Depois da ratificação governamental, o Brasil tornar-se-á o décimo quinto Estado Membro do ESO e o primeiro fora da Europa."


The Signing Ceremony with Brazil

A 29 de Dezembro de 2010, numa cerimônia em Brasília, o então Ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, e o Director Geral do ESO, Tim de Zeeuw, assinaram o acordo de adesão formal que fará do Brasil um Estado Membro do Observatório Europeu do Sul. O Brasil tornar-se-á assim o décimo quinto Estado Membro do ESO e o primeiro fora da Europa. Uma vez que o acordo significa uma adesão a uma convenção internacional, tem ainda que ser submetido ao Parlamento Brasileiro para ratificação. A assinatura do acordo deu-se no seguimento da aprovação unânime do Conselho do ESO numa reunião extraordinária realizada a 21 de Dezembro de 2010.

O Observatório Europeu do Sul tem uma longa história de envolvimento bem sucedido com a América do Sul, desde o momento em que o Chile foi selecionado como o melhor local para os seus observatórios, em 1963. No entanto, e até agora, nunca nenhum país fora da Europa tinha aderido ao ESO como Estado Membro.

“O facto do Brasil se tornar membro do ESO dará à vibrante comunidade astronômica brasileira total acesso ao observatório mais produtivo do mundo e abrirá novas oportunidades à indústria brasileira de alta tecnologia, uma vez que poderá contribuir para o projeto do European Extremely Large Telescope. Trará também novos recursos e competências à Organização, numa altura em que estas darão certamente uma contribuição importante a este projecto tão interessante,” acrescenta o Director Geral do ESO, Tim de Zeeuw.

A fase de concepção do European Extremely Large Telescope (E-ELT) foi recentemente concluída, tendo-se seguidamente prosseguido a uma importante revisão, onde todos os aspectos deste enorme projeto foram analisados detalhadamente por um painel internacional de especialistas independentes. O painel considerou que o projecto E-ELT está tecnicamente preparado para entrar na fase de construção. A decisão final de construção do E-ELT está planeada para 2011 e quando as operações começarem no início da próxima década astrônomos europeus, brasileiros e chilenos terão acesso a este gigantesco telescópio.

O presidente do Conselho do ESO, Laurent Vigroux, conclui: “Os astrónomos no Brasil beneficiarão da colaboração com colegas europeus, e naturalmente do tempo de observação de que disporão nos observatórios de vanguarda do ESO, em La Silla e no Paranal, assim como no ALMA, o qual o ESO está actualmente a construir com os seus parceiros internacionais.”   Leia mais

Outras informações:
O Globo - 27/01/2011






Nenhum comentário:

Postar um comentário