21 de mai. de 2012

NASA faz censo de asteroides perigosos para a Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica


Este diagrama mostra uma visualização lateral onde a órbita da Terra está em verde, a população de asteroides potencialmente perigosos está em laranja, e os asteroides não-perigosos estão em azul.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech] 


Estimativa 

Cientistas da NASA fizeram uma amostragem dos asteroides que oferecem ameaça de choque com a Terra, os chamados Asteroides Potencialmente Perigosos (APPs) - eles formam um subgrupo dos Asteroides Próximos à Terra (APTs). 

A sonda espacial WISE (Wide Field Infrared Explorer) identificou 107 APPs. 

Partindo das informações sobre a área rastreada pela sonda, e do número de asteroides ameaçadores encontrados, os cientistas calculam que deve haver cerca de 4.700 APPs rodando nosso planeta - com uma larga margem de erro de 1.500 asteroides para mais ou para menos. 

A população de asteroides mais ameaçadores ocupa uma faixa orbital de 8 milhões de quilômetros em torno da órbita da Terra. 

Mas menos de 30% deles já foram localizados e estão sendo rastreados. 

Este diagrama ilustra a diferença entre as órbitas dos asteroides próximos à Terra
e dos asteroides que são perigosos. [Imagem: NASA/JPL-Caltech] 



Riscos e oportunidades 

São considerados asteroides ameaçadores aqueles que, além de potencialmente poderem entrar em rota de colisão com a Terra, têm mais de 100 metros de diâmetro, o suficiente para que eles sobrevivam à reentrada na atmosfera. 

O número total agora calculado não é muito diferente das previsões anteriores, mas os dados da sonda indicam que a órbita desses corpos celestes é muito mais alinhada com a órbita da Terra do que se calculava. 

De longa data, não é só nos riscos que representam que os cientistas estão interessados nos asteroides. 

"Como eles tendem a fazer aproximações muito próximas da Terra, eles podem se transformar em alvos preferenciais para a próxima geração de exploradores humanos e robóticos," relembrou Amy Mainzer, cientista do projeto WISE. 




Um comentário:

  1. ESTAÇOES DE ABASTECIMENTO AEREO E DE SUSTENTABILIDADE DE VIDA E DE PROTEÇAO CONTRA POSSIVEIS CHOQUES COM SISTEMAS DE AUTO DESTRUIÇAO PROGRAMADA
    SCON.SISTEMA DE CONTROLE ÓBITAL E NEGAVIABILIDADE

    ResponderExcluir