14 de mar. de 2015

NASA lança missão que estudará o campo magnético da Terra

A MMS DENTRO DO FOGUETE QUE A LEVOU PARA O ESPAÇO (FOTO: NASA)



A NASA lançou com sucesso na última quinta-feira (12) uma missão pioneira para estudar a interação do campo magnético da Terra com o de outros corpos celestes, como o Sol, e que permitirá conhecer com maior precisão como atuam estas trocas de energia no Sistema Solar.

O lançamento aconteceu às 22h44 (horário local, 23h44 de Brasília) das instalações da NASA na base de Cabo Canaveral, na Flórida.

Os quatro observatórios espaciais idênticos que compõem o Sistema Multiescala Magnetosférico (MMS) partiram a bordo do foguete Atlas V.

"Os responsáveis pela missão esperam receber a confirmação do desdobramento bem-sucedido dos quatro equipamentos espaciais por volta das 00h29 (01h29 de Brasília)", explicou a NASA em uma nota.

A missão começará a enviar dados à Terra em setembro e a previsão é que esteja em funcionamento durante dois anos, embora a NASA não descarte ampliar sua vida útil.

A missão proporcionará a primeira vista tridimensional da reconexão magnética da Terra com o Sol, um processo que ajudará a entender como se conectam e desligam os campos magnéticos no universo.

Os cientistas esperam obter dados sobre a estrutura e dinâmica da energia que intercambiam os campos magnéticos quando se encontram, momento no qual se produz uma liberação explosiva de energia.

Os quatro observatórios espaciais, equipados com sensores de alta precisão, voarão simultaneamente em formação a uma distância de aproximadamente 10 quilômetros um dos outros, para que a combinação de seus dados permita ter uma visão tridimensional do problema.

A missão MMS utilizará a magnetosfera da Terra como um laboratório para estudar, além da reconexão magnética, outros dois processos fundamentais, como a aceleração de partículas energéticas e a turbulência.

Esta missão também será importante para entender como esta troca energética afeta os fenômenos meteorológicos espaciais e seu efeito sobre os sistemas tecnológicos modernos, como as redes de comunicações, de navegação GPS e as redes de energia elétrica.

A reconexão magnética produz fenômenos como as auroras, vistas nos polos quando o vento solar penetra em nosso "escudo protetor" e as partículas de energia liberadas entram no campo magnético da Terra.

Matéria original: clique aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário