17 de out. de 2011

8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa hoje

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/10/2011



Começa nesta segunda, 17, a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com eventos em todo o país voltados à divulgação científica.

O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é popularizar o tema, atrair o interesse de mais estudantes para a área de pesquisas e conscientizar os cidadãos sobre a relevância da ciência e da tecnologia no cotidiano.

Mudanças climáticas

De hoje até sexta-feira, 23, mais de 500 cidades brasileiras terão eventos, centrados sobretudo no tema principal da Semana, que é "Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos".

O tema é uma derivação das discussões do ano passado, quando o tema foi "Ciência para o desenvolvimento sustentável".

"Queremos envolver a juventude nesse trabalho de compreender que o clima está se alterando, que os extremos climáticos estão se agravando. Aqui no Brasil não temos tsunami, furacão ou terremotos, mas temos chuvas intensas: 58% dos nossos desastres naturais são inundações e 11% são deslizamentos de terra decorrentes da chuva forte", disse o ministro Aloizio Mercadante.

Ele lembrou da criação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, situado no município de Cachoeira Paulista (SP) como sendo uma das principais atuações do governo na área.

Estão sendo selecionados meteorologistas, hidrólogos e especialistas em desastres naturais para analisar imagens de satélites, radares meteorológicos e informações de pluviômetros, por exemplo, para disparar alertas para todo o Brasil referentes às áreas de risco.

Química e nanotecnologia

Em razão do Ano Internacional da Química estar sendo comemorado em 2011, haverá também um grande número de atividades concentradas nesta área, em torno do lema "Química para um mundo melhor".

O químico Oswaldo Luiz Alves, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), elaborou uma "Cartilha sobre Nanotecnologia", que vai ser distribuída nos eventos pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A cartilha destaca a importância da nanotecnologia para a competitividade da indústria brasileira, devido ao seu impacto em vários setores, como de eletroeletrônica e comunicações, medicina e saúde, higiene e perfumaria, petróleo e petroquímica, química, siderurgia e materiais, biocombustíveis, meio ambiente, agroindústria e aeronáutica.

Outras cartilhas e documentos estão sendo disponibilizadas pelas instituições no site do evento, no endereço http://semanact.mct.gov.br/, seção de downloads.

pH do Planeta

O ministro Mercadante participará hoje, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), do lançamento do projeto pH do Planeta.

A iniciativa vai disponibilizar kits para escolas de todo mundo para que os estudantes possam aferir a acidez da água de rios e fontes.

O vencedor do prêmio Nobel de Química em 2008, Martin Chalfie, participará do evento, realizando o experimento com mais de 100 alunos de escolas estaduais e municipais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário