10 de out. de 2011

Norte da Argentina é atingido por terremoto de magnitude 6,0

Geofísica Brasil

Um terremoto de 6 graus na escala Richter foi registrado nesta quinta-feira no norte da Argentina, informou o Instituto de Prevenção Sísmica (Inpres). Não foram registradas vítimas, apenas cenas de pânico.

"O tremor, que aconteceu às 8h12, foi de 6 graus na escala Richter e aconteceu a 8,3 km de profundidade, com epicentro na Serra da Centinela", uma área pouco povoada na província de Jujuy, informou o técnico Carlos Rufino, do Inpres.

O serviço geológico dos Estados Unidos informou alguns minutos que um terremoto de 6,2 graus na escala de magnitude de momento foi registrado no norte da Argentina, a 139 km da cidade de Salta. A rádio nacional de Jujuy, cidade 1.200 Km ao norte de Buenos Aires, divulgou que "o tremor provocou pânico, mas não há vítimas. Esperamos alguns danos", informou .

O tremor foi sentido com intensidade nas localidades de Tucumán, Salta, Jujuy, Catamarca e Santiago del Estero, todas na região noroeste da Argentina. A escala de magnitude de momento mede a energia total liberada pelo terremoto.


Gaucho diz ter sentido reflexo de tremor

Um morador da cidade gaúcha de Passo Fundo diz ter sentido na manhã desta quinta-feira (6) reflexos do terremoto de magnitude 6,2 que atingiu a Argentina por volta das 8h12. O morador ligou para o Corpo de Bombeiros da cidade para informar que havia sentido o abalo.

"Moro no 8º andar em um prédio da cidade e senti o prédio balançar por cerca de um minuto ou menos, por volta das 8h. Algumas portas de armários, que estavam entreaberta, se movimentaram", contou ao G1 o agricultor Jorge Artuzo, de 54 anos.

Ele estava no apartamento acompanhado da mulher, da empregada de um filho de 8 anos.

Em seguida, às 8h15, ele ligou para os bombeiros, que foram até o local.

Segundo a base dos bombeiros na cidade, foi o único chamado realizado por um morador de Passo Fundo. Não houve danos no apartamento do agricultor.

"Eu não tive medo, porque não foi algo forte. Apenas sentimos tudo balançando. Sabemos que não há riscos, porque não há terremotos no Brasil", afirma Artuzo.

Não houve feridos. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou que não foi comunicada até a manhã desta quinta-feira de danos que podem ter sido provocados por reflexos do terremoto no Brasil.

Na Argentina, o tremor foi percebido nas cidades de San Salvador de Jujuy e Salta, afirma o jornal 'El Tribuno'. A polícia e as autoridades locais afirmaram que não houve relatos imediatos sobre danos ou vítimas.

SRZD / G1 - 06/10/2011
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário