20 de out. de 2011

Tempestade de cometas

Blog Só Ciência
Enviado por Cesar Baima



O telescópio espacial Spitzer, da Nasa, detectou o que parece ser uma verdadeira “tempestade” de cometas em um sistema planetário próximo da Terra. A situação lembra o chamado “bombardeio tardio” que atingiu nosso Sistema Solar bilhões de anos atrás e que se acredita ter suprido nosso planeta com água e moléculas orgânicas que possibilitaram o desenvolvimento da vida terrestre.

As imagens do Spitzer, que observa o céu na faixa do infravermelho, mostram uma grossa nuvem de gás e poeira em torno da estrela Eta Corvi. Os astrônomos acreditam que a nuvem está próxima o bastante dela para que planetas semelhantes à Terra tenham se formado e estão sendo atingidos por uma série de cometas. Eles calculam que o sistema planetário teria cerca de 1 bilhão de anos de idade, a mesma na qual a Terra experimentou seu último grande “bombardeio” celeste.




 

2 comentários:

  1. Qual sistema estelar é este e a qual distância está?

    ResponderExcluir
  2. Boa pergunta, principalmente considerando que a um m~es caiu uma coisa (pedaço de satelite), aqui na terra, e agora Alemanha anuncia que vai cair outra coisa (pedaço de satelite), sei não, mas isso está muito estranho

    ResponderExcluir