13 de jun. de 2013

Asteroide que passou perto da Terra tem lua própria

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/05/2013


Asteroide com lua
Uma sequência de imagens de radar obtida por cientistas da NASA revelou que o asteroide 1998 QE2 tem sua própria lua.

O asteroide passou pela Terra às 17h59 de Brasília, a uma distância de 5,8 milhões de quilômetros, uma distância curta em termos astronômicos, mas equivalente a 15 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O satélite, ou lua, do asteroide, foi detectado na quarta-feira, por meio de imagens de radar.

A presença de um corpo adicional configura o que os astrônomos chamam de asteroide binário, algo que é bastante comum - cerca de 16% dos asteroides com mais de 200 metros de diâmetro são binários.

O corpo principal do asteroide 1998 QE2 é cinco vezes maior do que um navio transatlântico, com cerca de 2,7 quilômetros de diâmetro.

A lua do asteroide tem cerca de 600 metros de diâmetro.

Essa foi a maior aproximação do asteroide pelos próximos 200 anos - como sua órbita é bem conhecida, os astrônomos conseguem monitorar seu curso com bastante precisão.

Sua próxima visita ocorrerá no dia 12 de Julho de 2028, a uma distância de 73 mil quilômetros.

Raspando
Em fevereiro, outro asteroide passou próximo da Terra. O 2012 DA14 passou a uma distância de apenas 27 mil quilômetros, batendo um recorde de aproximação com a Terra.

Aquele asteroide passou entre a superfície da Terra e o anel de satélites de comunicações, mas não houve risco de colisão pois a maioria dos satélites fica sobre a Linha do Equador e o asteroide passou no sentido Sul-Norte do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário