8 de mai de 2015

Como os astronautas escovam os dentes, lavam os cabelos e comem no espaço?


Você já sabe que astronautas enviam fotos, tweets e até gravam videoclipes enquanto estão no espaço, mas e quanto as atividades mais comuns do dia a dia, como se exercitar ou até escovar os dentes? Como eles correm se ficam flutuando em gravidades zero e como conseguem colocar o creme dental na escova se a pasta também flutua? Dá para fazer tudo isso e muito mais, até mesmo um burrito! Confira abaixo uma série de vídeos que Chris Hadfield, ex-comandante da Estação Espacial Internacional, fez durante sua estada no espaço.

Escovar os dentes



Para evitar que pasta e espuma entrem pelo nariz, o astronauta usa uma bolsa d’água com um canudo para molhar a ponta da escova de dentes e enxaguar a boca. Não é tão difícil, mas também não é tão simples assim, afinal, precisar fazer uma “bolha d’água” para escovar os dentes, algo tão fácil e comum no nosso dia a dia, não pode ser a coisa mais prática do mundo.

Arrumar os Cabelos


A astronauta Karen Nyberg mostra como ela lava os longos cabelos loiros na EEI — com uma bolsa com água quente e shampoo sem enxágue. Todos os produtos e utensílios usados no banho, como espelho, pente, pote de shampoo, ficam presos por velcro em uma parede da estação — o que não é uma má ideia para se fazer em casa, mas não torna menos desesperador ficar sem tomar banho direito.

Lavar as mãos


Novamente a bolsa d’água, dessa vez cheia de água com um pouco de sabão sem enxágue.


Dormir


Hadfield explica que existem estações de sono para cada astronauta dentro da EEI. E dentro delas, um saco de dormir, que fica em pé. Confortável, não? Não parece, mas graças à gravidade zero, o corpo fica completamente solto, o que é bem confortável. Pelo menos é o que diz Hadfield.

Fazer a barba


“Essa requer um pouquinho mais de cuidado”, explica Hadfield, já que os pelos podem sair flutuando pela aeronave. Se isso acontecer, eles podem ser aspirados pelos astronautas ou grudar nos computadores. Para evitar isso, eles usam o AstroEdge, um creme de barbear feito especialmente para os astronautas, e um barbeador comum. Como não há pias na estação, a lâmina precisa ser limpa em papel toalha. O bigode, entretanto, precisa de um pouco mais de cuidado: um pequeno aspirador é usado nele.

Ir ao banheiro


A ex capitã da EEI Sunita Williams explica como funciona o banheiro a partir dos cinco minutos do vídeo acima. A privada é como uma privada qualquer, exceto que o vaso é bem menor do que o das nossas casas, ele só funciona para o número dois e “é preciso ter uma mira boa”, diz a capitã.

Chorar


Hadfield não chorou no vídeo, mas simulou com uma bolsa d’água. A água, ou lágrimas, formam uma “bola” sob os olhos do astronauta e ali ficam, com algumas gotículas flutuando perdidas pela espaçonave.

Comer


Sempre achei que astronautas ficavam limitados às rações quando em missões espaciais. Ledo engano. Eles têm, sim, comidas enlatadas e preparadas, mas eles recebem carregamentos de alimentos e vegetais frescos a cada três meses — que pode incluir, inclusive, bolo de chocolate — e com eles podem preparar alimentos mais elaborados, como o burrito do vídeo acima. Hadfield também mostra como ele cozinha espinafre desidratado no espaço. 

Este vídeo gravado pelo antigo comandante Mike Fincke mostra as principais instalações da Estação Espacial Internacional.


Chris Hadfield foi substituído por Scott Kelly há pouco tempo e, apesar de ainda não ter tido tempo de fazer uma série tão divertida como a do comandante anterior, ele já se mostrou dedicado a registrar toda o período que ficará no espaço. Você pode acompanhar a viagem de Kelly pela páginado Twitter dele ou pela hashtagh #YearInSpace.


Nenhum comentário:

Postar um comentário