11 de abr. de 2012

Terremoto de magnitude 8,7 gera alerta de tsunami no Oceano Índico

BBC Brasil -11/04/2012

Um terremoto de magnitude 8,7 foi registrado nesta quarta-feira na costa da Indonésia, próximo à província de Aceh.


O tremor, inicialmente registrado com magnitude 8,9, gerou um alerta de tsunami em toda a região do Oceano Índico.

O Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico disse que ainda não se sabe se houve a geração de um tsunami, mas pediu que as autoridades da região "tomem ações apropriadas".
A região registra terremotos regularmente. Em 2004, um tsunami no Oceano Índico matou 170 mil pessoas em Aceh.
Segundo a agência geológica dos Estados Unidos (USGS), que registra tremores em todo o mundo, o terremoto teve epicentro a 495 quilômetros de Banda Aceh, a capital da província, com uma profundidade de 33 quilômetros abaixo do nível do mar.
O Centro de Alerta de Tsunamis disse que terremotos dessa magnitude "têm o potencial de gerar um tsunami destruidor que pode afetar as regiões costeiras de toda a bacia do Oceano Índico".


Mas o sismólogo Bruce Presgrave, da USGS, afirmou à BBC que a natureza do tremor na Indonésia torna menos provável a geração de um tsunami, já que a terra se moveu horizontalmente, não verticalmente, sem movimentar um grande volume de água.
"Não podemos descartar a possibilidade, mas com o movimento horizontal é menos provável a geração de um tsunami destrutivo", afirmou.
Segundo relatos locais, muitas pessoas já estariam procurando refúgios em áreas mais altas.
O tremor foi sentido até em Cingapura, na Tailândia e na Índia.
Karishma Vaswani, correspondente da BBC na capital indonésia, Jacarta, disse que o tremor pôde ser sentido por até cinco minutos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário