30 de jun. de 2014

NASA vai enviar sua mensagem para aliens no espaço sideral


No ano passado, quando a Voyager I deixou nosso sistema solar e avançou rumo ao espaço interestelar, ela levava uma mensagem para a vida extraterrestre: um disco de ouro contendo imagens e palavras selecionadas por Carl Sagan e outros. Mas esta nave saiu da Terra há quase 40 anos: é hora de enviar novas mensagens para os extraterrestres – e a NASA está encarregada disso.

Em 2006, a NASA lançou uma sonda espacial chamada New Horizons, que chegará a Plutão no ano que vem para estudar o ex-planeta e suas luas. Agora, ela está a uns 500 milhões de quilômetros da Terra; mas graças a uma ideia de Jon Lomberg, que estava envolvido no disco de ouro original de Carl Sagan, esta pequena sonda irá realizar uma nova missão.

Lomberg percebeu que, quando a New Horizons terminar de enviar todas as informações sobre Plutão para a Terra, o sistema dela vai ficar com bastante memória extra. E dado que conseguimos nos comunicar com ela – com um atraso de quatro horas – por que não preenchê-la com novos dados? E como a sonda estará se distanciando cada vez mais da Terra, talvez até rumo ao espaço exterior, Lomberg sugere que façamos algo de útil com ela.

No ano passado, Lomberg lançou uma petição para a NASA considerar seu plano, e começou a Iniciativa de Mensagem na New Horizons, projeto independente a fim de financiar e coletar mensagens para a sonda levar além do sistema solar.

E no mês passado, o projeto vingou: o Space.com informa que a NASA concordou com a ideia. Assim como o disco dourado de Sagan, que Lomberg chama de “um retrato da Terra em 1977″, esta nova mensagem será um retrato da Terra em 2014. E, em vez de deixar que uma equipe da NASA decida o que será enviado, o grupo está solicitando o conteúdo de qualquer pessoa na Terra. O Space explica:

Pessoas de todo o mundo poderão apresentar suas imagens e votar naqueles que deveriam ser incluídos na mensagem final. Lomberg e outros irão exercer controle editorial para garantir que nenhum material impróprio seja escolhido, e a NASA tomará a decisão final.

Você poderá apresentar sua mensagem – seja uma saudação em áudio, um Vine ou uma foto (selfie não, por favor) – no início do ano que vem.

É um projeto muito bacana, e é apenas mais um exemplo de como cientistas-cidadãos estão se unindo para participar de missões da NASA – mais ou menos como o grupo que, no mês passado, comandou com sucesso um satélite perdido há tempos.

Mas isso também levanta algumas questões interessantes. Por exemplo, como é que os aliens iriam interpretar qualquer uma dessas mensagens? De certa forma, essas mensagens “para alienígenas” são, na verdade, para seres humanos. Assim como cápsulas do tempo – que raramente são úteis para quem as descobre – essas mensagens permitem mostrar para pessoas do futuro o que é mais importante hoje. De qualquer maneira, é um projeto maravilhoso. [Space]

Matéria original: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário