10 de mai de 2011

Planeta super pesado tem densidade semelhante ao chumbo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/05/2011


Planeta super pesado é quase tão denso quanto o chumbo

Simulação da silhueta do 55 Câncer passando à frente da sua estrela, comparado com a Terra e Júpiter passando à frente do Sol.[Imagem: Jason Rowe/Jaymie Matthews]



Planeta de chumbo

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um exoplaneta "super exótico".

O 55 Câncer pertence a umsistema planetário parecido com o nosso Sistema Solar, conforme revelado por uma pesquisa em 2002. O planeta exótico tem um diâmetro 60% maior do que o da Terra, mas tem uma massa oito vezes maior do que a massa do nosso planeta.
Com duas vezes a densidade da Terra, ele é quase tão denso quanto o chumbo. Isso o torna o planeta sólido mais denso que se conhece. A uma distância de cerca de 40 anos-luz da Terra, o 55 Câncer tem uma órbita tão próxima de sua estrela - a 55 Câncer A - que seu ano dura menos de 18 horas.

Sol brilhante

A temperatura na superfície do exoplaneta foi calculada em 2.700 graus Celsius, o que torna muito improvável que ele possua uma atmosfera. Se uma pessoa pudesse sobreviver na superfície desse exoplaneta super pesado ela pesaria três vezes mais do que na Terra. Ficar ao sol em 55 Câncer também não seria nada recomendável: seu "sol" brilha 3.600 vezes mais forte do que o nosso Sol e, visto da superfície, parece 60 vezes maior.

Bibliografia:

A Super-Earth Transiting a Naked-Eye Star. Astrophysical Journal Letters,
Joshua N. Winn, Jaymie M. Matthews, Rebekah I. Dawson, Daniel Fabrycky, Matthew J. Holman, Thomas Kallinger, Rainer Kuschnig, Dimitar Sasselov, Diana Dragomir, David B. Guenther, Anthony F.J. Moffat, Jason F. Rowe, Slavek Rucinski, Werner W. Weiss
April 2011






Nenhum comentário:

Postar um comentário