5 de out de 2015

NASA divulga novas imagens de Plutão




No dia 24 de stembro, cientistas divulgaram imagem de alta resolução registrada pela sonda New Horizons durante sua passagem pela órbita de Plutão. A alta qualidade foi possível a partir da combinação de imagens registradas nas cores vermelho, azul e na região infravermelho do espectro.

A imagem nos revela que Plutão tem uma superfície rica em cores que vão do azul claro, ao amarelo, laranja e vermelho escuro. Muitas partes do planeta anão têm cores distintas e mostram uma história climatológica e geológica complexa. 


Outra imagem recente mostra que a superfície das cordilheiras em Plutão se assemelha a escamas de répteis. Cientistas acreditam que a estranha formação possa ter sido causada por movimentos tectônicos internos e a sublimação do gelo na superfície gerada pela pouca quantidade de luz solar incidindo sobre o planeta.


Esses registros são apenas uma prévia do pedaço de informação que New Horizons enviou de volta à Terra recentemente. A sonda espacial passou por Plutão em julho, muito próximo de sua superfície e produziu centenas de imagens que, por estarem a bilhões de quilômetros de distância, chegarão aos poucos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário