14 de out. de 2015

O que você sabe sobre buracos negros?

Sagittarius A é o buraco negro localizado no centro da Via Láctea. Créditos: Raio-X: NASA/UMass/D.Wang et al., IR: NASA/STScI


  • O que é um buraco negro?

Buraco negro é uma região no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz consegue escapar. Isso acontece, pois, a matéria sofre uma forte pressão até que ocupe um espaço mínimo, o que também pode acontecer com uma estrela em seus momentos finais (buraco negro estelar).
Porque a luz não consegue escapar, os buracos negros não podem ser vistos. Eles são invisíveis. Detectores de imagens, de alta performance acoplados aos telescópios espaciais ajudam a identificar um buraco negro a partir do comportamento das estrelas que estão muito próximas a eles.


  • Qual é o tamanho dos buracos negros?

Astrônomos acreditam que os menores buracos negros podem ser tão pequenos quanto um único átomo, mas possuem a massa de uma enorme montanha.
Existem buracos negros “estelares”. Sua massa pode ser maior do que 20 vezes o nosso Sol. Há uma incrível quantidade de buracos negros estelares na Via Láctea.
Os maiores buracos negros são chamados "supermassivos" e tem a massa equivalente a mais de um milhão de sóis juntos. Cientistas encontraram provas de que toda galáxia grande tem um buraco negro supermassivo em seu centro. O buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, Sagittarius A, tem a massa equivalente a 4 milhões de sóis e caberia dentro de uma bola contendo alguns milhões de Terras.


  • Como os buracos negros se formam?

Astrônomos acreditam que os menores buracos negros surgiram junto com a formação do universo.
Buracos negros estelares são formados quando o centro de uma grande estrela entra em colapso. Quando isso acontece, a estrela explode, tal qual as supernovas.
Acredita-se que buracos negros supermassivos foram formados junto com a galáxia a qual habitam.


  • Se buracos negros são "negros", como cientistas conseguem saber onde eles estão?

Buracos negros não podem ser vistos porque até mesmo a luz é atraída por sua força gravitacional. O que pode ser visto é o comportamento de estrelas e gases na vizinhança deles. Cientistas conseguem estudar estrelas para descobrir se elas estão orbitando um buraco negro.


  • Há chances de um buraco negro destruir a Terra?

Buracos negros não circulam pelo espaço atraindo estrelas, satélites e planetas A Terra não poderá ser atraída por um buraco negro porque não há nenhum perto do Sistema Solar.

Mesmo se um buraco negro do mesmo tamanho do Sol tomasse o seu lugar, a Terra ainda assim não seria atraída. O buraco negro teria a mesma gravidade que a nossa estrela, fazendo com que a Terra e os demais planetas simplesmente o orbitassem como orbitam o Sol.

O sol nunca vai se tornar um buraco negro, pois não é grande o suficiente para formar uma supernova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário