3 de mar. de 2011

Ministro da Ciência e Tecnologia anuncia Comissão do Futuro

Tribuna do Norte - 03 de Março de 2011

Ministro Aloizio Mercadante já está no Instituto de Neurociências em Natal
Ministro Aloizio Mercadante já está no
Instituto de Neurociências em Natal

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, anunciou na manhã desta quinta-feira (3), em visita à Escola Alfredo Monteverde, no Instituto Internacional de Neurociências de Natal, a composição da Comissão do Futuro, que irá discutir os rumos da ciência brasileira no próximo ano.

São 21 membros, entre cientistas brasileiros e internacionais, presididos pelo neurocientista Miguel Nicolelis. A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Selma Jerônimo, que atua na área da saúde, está entre os 21 convidados.

A seleção foi capitaneada pelo próprio Miguel Nicolelis, convidado há cerca de dois meses para presidir a Comissão pelo ministro Aloízio Mercadante. O critério utilizado foi o de cientistas de renome, participantes de diversas áreas como Filosofia, Matemática, Física, Biologia e até duas jornalistas, com disposição para discutir o Brasil e o futuro da ciência. "Queremos discutir o futuro antes que o futuro nos discuta, antes que sejamos ultrapassados por ele", explicou o cientista Miguel Nicolelis. "A intenção é fazer as pessoas discutirem ciência nesse país como discutem futebol", complementou.

A primeira reunião da Comissão do Futuro será em abril, mas apenas com os cientistas brasileiros. Entre os 21 convidados, há sete pesquisadores estrangeiros. "Temos uma comissão internacional de grande respeito, a exemplo do que acontece na Europa e nos Estados Unidos", encerra o ministro Aloízio Mercadante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário