18 de mar. de 2011

Observatório Nacional oferece curso de redução e tratamento de dados astrômicos



  


O Observatório Nacional (ON) está oferecendo seu primeiro curso de redução e tratamento de dados astronômicos. Batizada de Certoes (Cursos Especiais de Redução e Tratamento de dados de Observatórios Espaciais), a iniciativa visa preparar pesquisadores, professores, pós-graduandos e pós-doutorandos para produzir ciência a partir da imensa quantidade de dados produzidos atualmente pelos grandes projetos internacionais de astronomia.

Um dos coordenadores do projeto é o astrônomo do ON Renato Dupke, que passou as duas últimas décadas de sua carreira entre a Rússia e os EUA. Desde que voltou para o Brasil, no ano passado, ele vem defendendo que deveriam ser realizados, no país, workshops como o Certoes: “Materialmente, não existe mais uma desvantagem enorme entre o Brasil e o exterior. Eu trabalho com satélites de Raios-X, como o Chandra. Um ano após qualquer observação, pode-se usar os dados. Já fiz parte de bancas nos EUA que definem as políticas de divulgação dos dados e, ao contrário do que podem pensar, nenhum dado é colocado em sigilo. O único empecilho é fazer a redução dos dados”.

Os interessados em fazer o curso devem ter domínio do ambiente Linux via terminal. Embora não seja um pré-requisito, ter alguma experiência na redução de dados de telescópios terrestres ou espaciais em qualquer comprimento de onda permitirá ao participante um melhor aproveitamento dos cursos. As inscrições vão até 19 de março pelo site www.on.br/certoes. O curso é gratuito e até 20 participantes poderão receber suporte financeiro. Não há taxa de inscrição. As aulas serão de 11 a 15 de abril.

Esta primeira edição do Certoes explorará a astrofísica observacional de raios-X e terá como base os dados obtidos pelos satélites XMM-Newton, Chandra e RXTE, cujos dados são de acesso público. Estes satélites oferecem em conjunto observações com resoluções espectral, temporal e espacial, assim como campo de visão no estado da arte da astrofísica de raios-X. Os seguintes temas serão abordados: descrição técnica dos satélites XMM-Newton, Chandra e RXTE; utilização de bancos de dados; redução e tratamento dos dados; análise de imagens, análise espectral e noções básicas de análise temporal; preparação de pedidos de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário