2 de ago de 2011

Workshop internacional de astronomia, na PUC-Rio , conta com a presença de pesquisadores do Observatório Nacional

Planeta Universitário
Ter, 02 de Agosto de 2011 13:35


De 15 a 19 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro vai conhecer de perto muitos segredos e novidades sobre a origem e evolução do Universo. A capital vai abrigar, na PUC-Rio, o 1o workshop da série The Evolving Universe, organizado através de parceria entre o professor Enio Frota da Silveira, do Departamento de Física do Centro Técnico Científico da Universidade (CTC/PUC-Rio), e a astrônoma brasileira residente nos Estados Unidos, Duília de Mello, professora da Catholic University of America e pesquisadora associada da NASA Goddard Space Flight Center.

O evento tem o apoio da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e dos comitês científico e local, responsáveis pela organização do evento, que reúnem profissionais das áreas de física e astronomia de países como Brasil, Chile e Estados Unidos. O workshop conta ainda com o patrocínio do Instituto Nacional de Tecnologia e Ciências do Espaço (INEspaço/CNPq), que incentiva o desenvolvimento de estudos espaciais no Brasil.

O evento coincide com a recente adesão do Brasil, em dezembro de 2010, ao Observatório Europeu do Sul (ESO), a mais importante e produtiva organização europeia intergovernamental em investigação em astronomia. Sendo o único país fora da Europa a fazer parte dessa comunidade, a adesão beneficia o Brasil com investimentos que proporcionam novos impulsos para o desenvolvimento tecnológico e científico nacional.

Durante os cinco dias do encontro, as palestras vão tratar das discussões mais relevantes do momento, como: evolução química, galáxias distantes, a Via Láctea, evolução das galáxias, evolução estrelar, buracos negros, radiação cósmica em galáxias distantes e a formação da Via Láctea.





Nenhum comentário:

Postar um comentário