13 de dez. de 2011

Bolsas para cursar o ensino superior em instituições estrangeiras

Jornal da Ciência

Ciência sem Fronteiras lança bolsas para estudo em seis países

Chamadas públicas somando 13 mil vagas para estudantes interessados em cursar o ensino superior em instituições estrangeiras serão lançadas pela presidente Dilma nesta terça-feira.

Estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em instituições estrangeiras poderão se candidatar a bolsas por meio das chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Os editais, que selecionarão candidatos ao estudo em seis países, serão lançados nesta terça-feira (13) pela presidente da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Também participam da solenidade os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e da Educação, Fernando Hadad, os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, e embaixadores brasileiros e dos países participantes dos acordos.

A partir de seleções públicas, coordenadas pelo CNPq e pela Capes, serão selecionados estudantes para instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, França e Canadá. As oportunidades são em cursos de graduação na modalidade sanduíche e, no caso do Canadá, tecnólogo sanduíche. A previsão é que cada um dos países ofereça, até 2014, 10 mil bolsas de graduação (no caso dos EUA, 18 mil).

Para a seleção que começa em 13 de dezembro, os editais lançados totalizam 12.500 vagas em graduação. O período de inscrições irá de 13 de dezembro de 2011 a 15 de janeiro de 2012. A previsão é que, a partir de março de 2012, os estudantes selecionados estejam nos países para os quais se candidataram. Durante os seis primeiros meses eles terão a possibilidade de frequentar cursos de idiomas no país de destino.

Primeiros selecionados - Também serão anunciados os 1.500 selecionados no primeiro edital do Programa Ciência sem Fronteiras, que cursarão graduação na modalidade sanduíche em universidades norte-americanas. A chamada pública, coordenada pela Capes, recebeu 7.007 inscrições. Dos selecionados, 841 embarcam em janeiro de 2012, e os demais, em julho de 2012.

Dois outros editais serão lançados com objetivo de trazer estrangeiros ou brasileiros que atuam no exterior. O primeiro, Atração de Jovens Talentos (BJT), é voltado a atrair e estimular a fixação, no Brasil, de jovens pesquisadores residentes no exterior, preferencialmente brasileiros, que tenham destacada produção científica e tecnológica. O segundo, Pesquisador Visitante Especial (PVE), busca fomentar o intercâmbio e a cooperação internacional visando o fortalecimento das pesquisas em temas prioritários por meio de parceria com lideranças internacionais.

Por sua vez, a chamada pública Curso Superior de Tecnologia Sanduíche no Canadá (Tecnólogo Sanduíche), voltada a estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, permitirá a realização de estudos e estágio em instituições de ensino do Canadá. A seleção dos alunos (são 500 vagas) será feita pelas instituições.

Decreto - Na cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff assinará o decreto que regulamenta o programa. De acordo com o ato, o Ciência sem Fronteiras concederá bolsas de estudos em instituições de excelência no exterior nas modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação (doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado).

O CsF é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos, das quais 75 mil apoiadas pelo governo e 25 mil pela iniciativa privada.

O programa é fruto de esforço conjunto dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCTI) e da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento - CNPq e Capes - e das secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

(Ascom do MCTI e Ascom da Capes)



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário