21 de dez. de 2011

Passeio virtual permite conhecer Observatório Nacional

Portal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O Observatório Nacional (ON/MCTI) lançou um Passeio Virtual por suas dependências. A "visita" pode ser feita na página do ON na internet, no endereço www.on.br. Os principais espaços do campus – áreas externas e dependências internas – foram mapeados em fotos de alta resolução.

O objetivo é mostrar ao visitante virtual a riqueza e os detalhes não somente da arquitetura eclética de seus prédios quase centenários, como também dos seus instrumentos científicos. Mostrar a biblioteca, com seu acervo especializado nas áreas de astronomia, geofísica, tempo e frequência e ciências afins, e a natureza do espaço bucólico do Observatório Nacional, patrimônio histórico e cultural do país.

Além de permitir conhecer, resumidamente, a história do observatório, as imagens apresentam projetos científicos, tais como a Rede Brasileira de Observatórios e Padrões Geofísicos, que utiliza sismógrafos e gravímetros; o telescópio Heliômetro, instrumento de alta precisão que monitora diariamente as variações da forma e do volume do Sol; e o Serviço da Hora, do qual é disseminada a Hora Legal Brasileira, gerada a partir de um conjunto de relógios atômicos, além do seu acervo histórico de equipamentos de determinação de sinais horários.

O Passeio Virtual foi concebido por meio de programas desenvolvidos especificamente para a finalidade de montagens 3D, de forma a ser amigável e de fácil compreensão ao visitante. A iniciativa busca estabelecer uma conexão entre a pesquisa científica, produzida pelos pesquisadores do ON, e o público.




Nenhum comentário:

Postar um comentário