1 de nov. de 2012

A Ciência que eu Faço - Astronomia



Carlos Henrique Veiga. astrônomo do Observatório Nacional. Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado (1986) e doutorado (1992) em Astronomia pelo Observatório Nacional. Pós-doutorado(1994-1996) no Institut de Mécanique Céleste et de Calcul des Éphémérides (Paris/França). É membro do "working group on natural satellite - International Astronomical Union e pesquisador Titular do Observatório Nacional/MCTI. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astronomia Dinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica orbital, posição de satélites, divulgação, sistema solar e astrometria de satélites. Atualmente acumula a função de chefe da Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional desde Março/2009.



É uma série de entrevistas, no formato de filmes de curta duração, voltadas para professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, especialmente nas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

Além de depoimentos, os entrevistados falam de suas trajetórias profissionais e do despertar para uma carreira científica.
Essa é uma iniciativa do MCTI, com o apoio do seu Departamento de Popularização e Difusão de C&T e do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST.

Alguns agradecimentos se fazem necessários:

À Vera Marina, que acreditando no projeto disponibilizou todo o equipamento de filmagem da FINEP e a competência do editor César Ferreira;
À Vídeo Ciência que editou os primeiros programas;
Ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo que nos permitiu o uso de seis depoimentos de seus pesquisadores.
À Assessoria de Comunicação do MCTI.

Para sugestões e críticas:
Vera Pinheiro
Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação - MCTI
Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST/MCTI
E-mail: verapinheirorio@gmail.com
Tel: (21) - 3514-5209



Nenhum comentário:

Postar um comentário