26 de nov. de 2012

Destruição de estrela por buraco negro é tema de palestra no Observatório Nacional


A palestra faz parte da programação da segunda edição dos CERTOES

Na próxima quinta-feira, dia 29, às 16 horas, o pesquisador Rubens Reis, da Universidade de Michigan (EUA), profere uma palestra no Observatório Nacional, durante a segunda edição dos Cursos Especiais de Redução e Tratamento de Dados de Observatórios Espaciais – CERTOES II. Gratuita, aberta ao público e ministrada em português, a palestra destacará o estágio atual dos estudos sobre os buracos negros.

Reis abordará, especialmente, sua mais recente descoberta: as evidências de que uma estrela foi destruída por um buraco negro. Tal descoberta, publicada na revista Science em agosto deste ano, foi possibilitada pela utilização de modernos satélites e de instrumentos de raios-x neles disponíveis.

Os CERTOES II acontecem até sexta-feira, dia 30 de novembro, no Observatório Nacional. Os cursos são ministrados em português e abordam temas sobre redução, tratamento e exploração de dados dos satélites Suzaku, XMM-Newton e WMAP. O evento é gratuito e voltado a alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, pesquisadores e professores que se inscreveram no mês passado.

Para outras informações, acesse a página http://funk.on.br/certoes/

ASCOM/ON


Nenhum comentário:

Postar um comentário