6 de nov. de 2012

Astrobiologia é destaque no XVII Ciclo de Cursos Especiais do Observatório Nacional

Site CCE 2012


O Observatório Nacional realiza até sexta-feira a 17ª edição do Ciclo de Cursos Especiais (CCE), voltado a estudantes e pesquisadores das áreas de astronomia, astrofísica e cosmologia. O XVII CCE, ministrado em inglês, aborda os temas astrofísica extragaláctica, astrofísica estelar e galáctica, cosmologia, ciências planetárias e, pela primeira vez, astrobiologia. Esse novo ramo, que envolve a compreensão da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no Universo, será abordado no minicurso ministrado pelo professor Edwin Bergin Jr, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que atualmente pesquisa a astronomia molecular e busca relacioná-la às origens da vida.

A astrobiologia também estará em foco na palestra do professor Mario Cesar Cardoso de Pinna, do Museu de Zoologia da USP, que falará sobre os padrões e processos evolutivos nos sistemas biológicos.

A vida sob diferentes perspectivas será o tema da mesa-redonda, moderada pelo professor Eduardo Janot Pacheco, da USP. Deste debate, participarão os pesquisadores Edwin Bergin, professor de astronomia da Universidade de Michigan, EUA; George Ellis, professor de matemática aplicada da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul; Cláudia Lage, professora do Instituto de Biofísica da UFRJ, que participa do projeto de pesquisa “O ambiente microbiológico antártico como modelo de estudos em astrobiologia”; e Mario de Pinna, professor da USP que trabalha com a linha “biologia evolutiva”.

Outros três minicursos serão oferecidos nesta edição do CCE. O pesquisador Piercarlo Bonifacio, do Observatório de Paris-Meudon (França), apresentará “Science with multi-object spectrographs: the future”, sobre importância do telescópio do ESO para a ciência. O professor George Ellis, da Universidade da Cidade do Cabo (África do Sul), ministrará o curso “Cosmology”. O pesquisador Marcello Fulchignoni, do Observatório de Paris-Meudon (França), dará o curso “Instruments On Board of Space Missions”, falando sobre o uso de instrumentos para pesquisa nas missões espaciais.

O CCE é realizado anualmente pelo Observatório Nacional e cada Ciclo apresenta tópicos atuais de três ou quatro áreas distintas da astronomia, abordados em minicursos com oito horas de duração, ministrados sempre por pesquisadores de renome internacional e de reconhecida competência didática.

Mais informações na página do evento:  http://www.on.br/cce/2012/br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário