1 de ago. de 2011

Brasil é ouro na Olimpíada Internacional de Física

Pesquisa FAPESP
Edição Online - 1º/08/2011

Maria Guimarães


Estudantes conquistam primeira medalha de ouro concedida a país ibero-americano e quatro de bronze.


© OBF - Olimpíada Brasileira de Física 

Ricardo Duarte Lima, José Guilherme Alves, Lucas Hernandes, Gustavo Haddad Braga e Ivan Tadeu

Como no ano passado, todos os cinco estudantes brasileiros que participaram da 42ª edição Olimpíada Internacional de Física este ano em Bangkok, na Tailândia, entre 10 a 18 de julho, trouxeram medalhas para casa. Com uma diferença importante: Gustavo Haddad Braga fez jus à primeira medalha de ouro concedida a um estudante ibero-americano. Os alunos do ensino médio Ivan Tadeu, do Colégio Objetivo São Paulo (mesma escola de Gustavo), José Guilherme Alves, do Colégio Ari de Sá, do Ceará, Lucas Hernandes, do Colégio Etapa de São Paulo e Ricardo Duarte Lima, do Colégio Farias Brito, do Ceará, ganharam medalhas de bronze.

Com 16 anos, ele é aluno do terceiro ano do ensino médio do Colégio Objetivo São Paulo. Junto com os outros integrantes da equipe, dos estados de São Paulo e Ceará, Gustavo foi selecionado pela Olimpíada Brasileira de Física entre os alunos de mais de 4.500 escolas brasileiras. Em seguida, por uma semana o grupo treinou física experimental no Instituto de Física do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Além do aspecto empolgante da experiência de trabalhar em uma instituição de pesquisa na área, a preparação foi mesmo crucial para a prova, que envolvia três perguntas teóricas e duas experimentais. As olimpíadas científicas são um estímulo importante para os jovens estudantes. “Eu mesmo comecei a me interessar mais pela disciplina por conta da Olimpíada Brasileira de Física”, contou Gustavo à assessoria de comunicação da Sociedade Brasileira de Física.




2 comentários:

  1. Parabéns, molecada, é nois mano.
    Povo que sobrevive com o mínimo é isso ai....vira tutuba!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns time Brasil!!! Fiquei muito orgulhosa!

    ResponderExcluir