9 de out. de 2014

Eclipse lunar gerou última ‘lua de sangue’ do ano

O fenômeno foi o segundo de uma tétrade de luas de sangue e pôde ser visto parcialmente em todo o Brasil


Em abril deste ano, ocorreu a primeira de uma série de quatro “luas de sangue” que terminará em setembro de 2015. Historicamente, os eclipses sempre despertaram o medo da população, pois eram associados a desastres. Esta rara sequência de fenômenos que tornam a lua avermelhada deve ocorrer apenas sete vezes até o final do século, e até hoje é temida por religiosos, que a associam com presságios do apocalipse bíblico. Na madrugada de terça (7/10/2014) para quarta (8/10/2014), o segundo evento da tétrade poderá ser observado de todo o país, de forma muita fraca, com exceção de uma pequena região do Nordeste.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra intercepta a luz solar que ilumina a lua, deixando-a escurecida com sua sombra. Mesmo em eclipses totais como este, parte dos raios solares acaba passando pela atmosfera terrestre, adquirindo os tons avermelhados. O melhor local para observação será no Oceano Pacífico e regiões adjacentes. Portanto, para o Brasil, as áreas mais a oeste serão privilegiadas para observar este fenômeno.


Infelizmente, desta vez o máximo do eclipse ocorrerá entre 5h15 e 5h40, horário em que a lua já está muito próxima do horizonte (poente), o que prejudicará a observação. No entanto, se as condições meteorológicas em sua cidade colaborarem, certamente vai ser possível contemplar os efeitos da lua de sangue. Não será necessário nenhum equipamento astronômico – o evento poderá ser visto a olho nu, bastando olhar para o horizonte na direção oeste (direção do pôr do Sol). Para uma melhor visualização, recomenda-se estar em um lugar alto.

Matéria original: clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário