9 de fev. de 2015

Missão da NASA envia imagens inéditas de Plutão com uma de suas luas


Previsão é de que missão New Horizons chegue a Plutão em julho

A sonda robótica New Horizons, da NASA enviou as primeiras imagens de Plutão e sua lua gigante, Charon.

São as primeiras fotos enviadas desde que a missão da NASA começou sua contagem regressiva para chegar perto do planeta anão em julho.

Plutão e seu satélite aparecem como manchas brancas nas fotos, que foram tiradas de uma distância de 200 milhões de quilômetros.

Mas em maio, a missão New Horizons deverá enviar fotos melhores do planeta anão – que está a 5 bilhões de quilômetros da Terra.

Por enquanto, não há muitas descobertas ou conclusões científicas que possam ser feitas com essas fotos iniciais.

Plutão e a lua Charon são apenas as manchas brancas registradas 
pela sonda New Horizons a 200 milhões de km do planeta anão


A principal utilidade das imagens é garantir que a sonda esteja alinhada corretamente para o encontro histórico marcado para pouco mais de cinco meses, quando a sonda chegará perto de Plutão.

Os controladores da missão agora conduzirão uma série de pesquisas óticas de navegação. Eles querem garantir que a New Horizons não esteja indo, por engano, na direção de algum detrito próximo ao sistema de Plutão – especialmente, quando a sonda viaja a 13 km/s.

Plutão e a lua são apenas as manchas brancas registradas pela sonda a 200 milhões de km do planeta anão

As imagens

A NASA divulgou imagens de Plutão justamente no 109º aniversário de Clyde Tombaugh, que descobriu o distante mundo gelado em 1930.

O astrônomo americano morreu em 1997, mas sua filha, Annette Tombaugh, comentou: "Meu pai ficaria encantado com a New Horizons".

"Ver de verdade o planeta que ele descobriu e descobrir mais sobre ele, ver as luas de Plutão. Ele ficaria realmente muito surpreso. Tenho certeza que teria significado muito para ele se estivesse vivo hoje."

Acredita-se que Plutão tenha cinco luas. Nas novas imagens divulgadas pela Nasa, apenas Charon, uma das maiores, aparece em um décimo de segundo de tempo de exposição.

Exposições de tempo mais longos para a obtenção de imagens devem revelar outros satélites de Plutão.

A imagem dessa página foi obtida por um dos principais telescópios da missão New Horizons, o New Horizons' Long-Range Reconnaussance Imager (LORRI). Em uma aproximação maior de Plutão, que deverá ocorrer em 14 de julho, segundo as previsões, ele será capaz de captar detalhes da superfície do planeta. 

Plutão é o último dos "nove planetas clássicos" visitados por uma nave espacial. Em 2006, ele foi reclassificado como "planeta anão" pela União Astronômica Internacional. Esses "pequenos mundos" são a classe mais numerosa de planetas no sistema solar.

Matéria original: clique aqui















Nenhum comentário:

Postar um comentário