15 de fev. de 2011

SDSS-III revela candidata a anã marrom orbitando estrela

Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 2011

 
O projeto MARVELS (Multi-Object APO Radial Velocity Exoplanet Large-area Survey) do Sloan Digital Sky Survey III visa a descoberta e o estudo da formação e evolução de sistemas planetários gigantes.

O time do MARVELS publicou recentemente a descoberta de uma candidata a ser uma estrela anã marrom orbitando ao redor da estrela TYC 1240-00945-1. Essa descoberta foi realizada através da análise da variação da velocidade radial (a componente da velocidade na direção da linha de visada) da estrela. Como a estrela visível e sua companheira de baixíssima luminosidade se movimentam ao redor de um centro de massa comum, a trajetória da estrela visível alterna situações de estar se aproximando e se afastando de um observador na Terra. O estudo desta variação, que pode ser medida no espectro da estrela, revela que a companheira possui as características de uma estrela anã marrom, que foi denominada MARVELS-1b.

Embora a detecção de objetos deste tipo orbitando estrelas similares ao Sol seja possível, já se passaram mais de duas décadas e apenas algumas dezenas são conhecidas até hoje. Por este motivo, o intervalo de massas compreendido por estes objetos (entre 13 e 80 massas de Júpiter, aproximadamente) é conhecido como “deserto das anãs marrons”. Neste sentido, a descoberta de MARVELS-1b, com uma massa aproximadamente 28 vezes a massa de Júpiter, é muito importante para ajudar a povoar este “deserto” e fornecer uma melhor compreensão a respeito dos processos envolvidos na formação das anãs marrons. Esta poderá ser uma das importantes contribuições do projeto.

A publicação revelando a descoberta é a primeira que conta com a participação de membros do LIneA, no contexto da colaboração SDSS-III, e pode ser acessada em http://arxiv.org/abs/1011.5170. A principal contribuição brasileira foi feita através da obtenção de espectros de alta qualidade (dentro do acordo entre o European Southern Observatory e o Observatório Nacional) e da determinação das propriedades da estrela TYC 1240-00945-1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário