20 de dez de 2010

Cassini encontra vulcão de gelo em lua de Saturno

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/12/2010

Os cientistas têm debatido há anos se vulcões de gelo - também chamados de criovulcões - existiriam em luas ricas em gelo, e quais seriam suas características. [Imagem: NASA/JPL-Caltech/USGS/University of Arizona]

 Vulcão de gelo

A sonda Cassini descobriu uma formação na lua Titã, de Saturno, que pode ser um vulcão de gelo.

Da mesma forma que os vulcões terrestres expelem lava incandescente, o vulcão "titânico" cuspiria gelo.

Dados da topografia e da composição da superfície permitiram aos cientistas identificar um local com grande probabilidade acomodar o vulcão de gelo.Os resultados foram apresentados hoje na reunião da União Geofísica Americana, em São Francisco.

"Quando olhamos para o nosso novo mapa 3-D de Sotra Facula, em Titã, somos surpreendidos pela sua semelhança com vulcões como o Monte Etna, na Itália, e o Laki, na Islândia," disse Randolph Kirk, que conduziu o trabalho de mapeamento 3-D da superfície da lua de Saturno.

Criovulcão

Os cientistas têm debatido há anos se vulcões de gelo - também chamados de criovulcões - existiriam em luas ricas em gelo, e quais seriam suas características.

As hipóteses levantadas especulam que algum tipo de atividade geológica subterrânea aqueceria o ambiente frio o suficiente para derreter parte do interior do satélite e enviar gelo fofo ou outros materiais através de uma abertura na superfície.

Vulcões na lua Io, de Júpiter, e na Terra, cospem lava quente rica em silicatos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário