3 de set. de 2014

Dica do dia

2001: Uma odisseia no espaço

2001: Uma odisseia no espaço - Stanley Kubrick (1968)

O filme que tem quase 46 anos de existência é apontado por muitos como uma obra-prima cinematográfica. Dirigido por Stanley Kubrick com a colaboração de Arthur C. Clarke, surgiu o épico espacial, considerado por muitos críticos um dos melhores e mais influente filmes de ficção da história. 

Traçando a trajetória do homem desde, aproximadamente, quatro milhões de anos antes de Cristo, até o ano de 2001, o filme trata de elementos temáticos da evolução humana, tecnologia, vida extraterrestre, além de ser o primeiro filme a levantar a hipótese da inteligência artificial. O longa se adiantou no tempo, prevendo a chegada do homem à Lua, que aconteceu mais de um ano antes de Neil Armstrong chegar até lá.



Na "Aurora do Homem" (pré-história), um misterioso monólito cai na Terra e muitos anos depois, em 1999, é descoberto um segundo monólito na Lua, parecendo emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Logo, uma missão internacional é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000.

No entanto, no decorrer da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes. Mostra ndo os astronautas travando uma luta mortal contra o computador.



Durante todo o filme, o diretor levanta diversas questões. Com o objetivo de responder os questionamentos levantados, o escritor Arthur C. Clarke escreveu em 2010: O ano em que Faremos Contato.

“Eu tentei criar uma experiência visual, que se desviasse do campo das palavras e penetrasse diretamente no subconsciente com um teor emocional e filosófico.... Projetei o filme para ser uma experiência subjetiva intensa, que atingisse o espectador num nível profundo de consciência, exatamente como a música faz", conta o Kubrick.

Está esperando o que para assistir?


Nenhum comentário:

Postar um comentário