18 de nov. de 2011

Observatório Nacional encanta estudantes na "Mostra Cientistas do Alemão"


O Observatório Nacional participou da Mostra Cientistas do Alemão, realizada na quarta-feira, dia 16 de novembro, na Escola Municipal José Aparecido Prado Sarti, em Inhaúma, bairro localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Como funcionam telescópios do tipo refrator e refletor

O pesquisador Carlos Veiga explicou aos alunos das 10 escolas presentes ao evento os princípios e o funcionamento de telescópios do tipo refrator e refletor. Encantados com a apresentação, os estudantes fizeram diversas perguntas e participaram das demonstrações. Além disso, o pesquisador também ensinou como é possível construir esses telescópios utilizando materiais simples e de baixo custo.


As crianças se encantaram com O Galileoscope - telescópio de 50mm de diâmetro

Uma das gestoras do Projeto Bairro Educador, da Prefeitura do Rio de Janeiro, Mary Lança, ressaltou a importância da participação de instituições de pesquisa para motivar os alunos a seguirem os caminhos da ciência.

As crianças se divertiram com as experiências oferecidas

O Projeto Bairro Educador faz parte do Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, cujo objetivo é fortalecer a comunidade escolar por meio de parcerias que possam contribuir para a aprendizagem dos alunos da rede municipal.

O Observatório Nacional, por meio da sua Divisão de Atividades Educacionais, utiliza o projeto "Ciência Móvel" para levar conhecimento científico às escolas.

Os convites à participação do Observatório Nacional em eventos escolares podem ser enviados para o e-mail cave@on.br.

Por
Alba Lívia
Assessoria de Comunicação/ON 



Um comentário:

  1. Parabéns, Veiga. Parabéns ao DAED.
    De tudo que sinto falta no ON, as minhas conversas com o Prof. Carlos Veiga encabeçam a lista :)
    Um abraço pra vocês e bom trabalho.

    ResponderExcluir