7 de mar. de 2012

Observatório Nacional lança um Calendário de Fatos Histórico-Científicos

Observatório Nacional

Você sabe que fato científico importante aconteceu num dia
muito especial para você ou na sua vida?

No ano em que completa 185 anos de existência, o Observatório Nacional (ON) está lançando um Calendário de Fatos Histórico-Científicos de acontecimentos relevantes da história científica mundial nas áreas de Astronomia, Geofísica e outras áreas ligadas as ciências exatas.

O "Calendário" está na página do ON na internet, no endereço www.on.br. Neste calendário, em cada dia do ano, é mostrado um ou mais fatos que aconteceram naquele dia. Ao acessar a página do Observatório Nacional o visitante encontrará um botão (ícone) com o título "Fatos Históricos". É só escolher o mês e o dia para ler os fatos que marcaram época.

Por exemplo: "Dia 09 de maio – O físico alemão Albert Einstein visitou o Observatório Nacional sendo recepcionado pelo diretor Henrique Morize e pelos astrônomos Lélio Gama, Alix de Lemos e Domingos da Costa. Einstein fez algumas palestras no Rio de Janeiro, mas o tratamento dado a ele pela mídia da época transformou o que devia ser uma visita científica em um acontecimento social. A maioria das pessoas presentes não era ligada à ciência e, certamente, não tinha a menor ideia sobre o que o físico alemão estava falando".
O físico alemão Albert Einstein (centro) em visita ao Observatório Nacional

O visitante também poderá colaborar com o Observatório Nacional enviando ou complementando um fato histórico-científico. Na página foi criado um botão (ícone) com o título: "Envie um fato histórico-científico". Escreva a data (dia, mês e ano) do acontecimento e um texto com até 6 linhas (ou 1000 caracteres) sobre o fato histórico-científico que seja considerado importante, ocorrido em qualquer época da história mundial, na área de ciências exatas (Astronomia, Geofísica, Física, Matemática, Química, etc). O formulário deve ser preenchido com o nome completo, nível de escolaridade, estado onde mora e endereço e-mail. Os créditos constarão da lista de colaboradores do Observatório Nacional.

Carlos Henrique Veiga
Divisão de Atividades Educacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário