28 de mai de 2012

A Terra é um 'planeta água'? Nem de longe!

Blog Só Ciência


A imagem que eu – e provavelmente muitos de vocês – tinha da Terra como um planeta de água abundante, com aquela imensa esfera azul com mais de dois terços cobertos por oceanos, acaba de literalmente ir por terra. No assustador gráfico acima, o USGS, serviço geológico dos EUA, pegou toda a água da Terra e calculou qual seria o tamanho de um planeta feito só com a água que temos aqui.

Pois bem, juntando tudo, deu uma esfera de 1385 quilômetros de diâmetro, pouco mais que a distância aérea do Rio a Salvador e bem menor que o raio da nossa Lua. Mas o cenário fica ainda pior. Se formos considerar apenas a água doce de aquíferos, pântanos, rios e lagos, nosso “planeta água” diminui para cerca de 273 quilômetros de diâmetro, ou pouco mais que a metade do asteroide Vesta, segundo maior corpo do cinturão entre Marte e Júpiter. Por fim, levando em consideração só a água doce facilmente disponível de rios e lagos de onde toda a vida do planeta tira a maior parte do que necessita, a esfera diminui para meros 56,2 quilômetros de diâmetro, mais ou menos o raio do asteroide 596 Scheila (é aquela minúscula bolinha um pouco acima da Flórida!).

Diante disso, agora eu entendi porque os bilionários que pretendem minerar asteroides veem na água um recurso em potencial tão importante para seu negócio...



Nenhum comentário:

Postar um comentário