2 de dez. de 2014

Hoje é dia Nacional da Astronomia




Dia 02 de Dezembro é comemorado em todo o Brasil como o dia do Astrônomo. A ciência que estuda fenômenos que se originam fora da atmosfera terrestre é uma paixão para grande parte da população. Os mistérios do Universo intrigam a todos, principalmente a sua origem. Algumas culturas da pré-história deixaram vários aparatos astronômicos, indicando que a astronomia é uma das ciências mais antigas que se tem conhecimento. O desenvolvimento da astronomia moderna ocorreu após a concepção do telescópio, por volta de 1609, utilizado pela primeira vez por Galileu Galilei para a observação do céu.

Existem muitas pessoas que dedicam parte do seu tempo à astronomia como um passatempo, mas esses “astrônomos amadores” têm colaborado para descobertas importantes, pois atuam com eficiência nas observações de alguns fenômenos. A sua maior contribuição é no monitoramento e acompanhamento de descobertas científicas feitas por sondas espaciais, lançadas para estudar e conhecer melhor o Sistema Solar. 

O imperador do Brasil, Dom Pedro II era um amante das ciências, em especial da astronomia. Por este amor, Dom Pedro II recebeu da Sociedade Brasileira de Astronomia o título de “Patrono da Astronomia no Brasil”, que escolheu o dia de seu aniversário, 02 de dezembro, para a comemoração do Dia da Astronomia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário