7 de jul. de 2011

Observatório Nacional na 63ª SBPC




Comunicação ON
Rio, 07 de julho de 2011

A 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorre em Goiânia, de 10 a 15 de julho. A divulgação científica do Observatório Nacional estará presente na ExpoT&C, evento associado à SBPC, voltado para o público em geral e iniciado em 1993, com mostra de ciência, tecnologia e inovação e participação de expositores de órgãos do governo e de institutos de pesquisa. A abertura oficial será feita na Segunda-Feira, dia onze, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

As pesquisas e serviços do ON serão apresentados por meio da exibição da página institucional e material de divulgação.

A proposta do MCT, para esse evento, é inovadora em relação ao espaço físico que vai ocupar. São estruturas modernas de arquitetura hightech e os expositores foram instruídos a utilizar, preferencialmente, recursos de mídias visuais...

Dentro desse formato, o ON vai apresentar seu material de apoio didático de uma forma reestruturada para o evento. Em espaços destinados às palestras, como as bolhas de 360º, salas de projeção e no próprio estande do ON, as revistas em quadrinhos serão folheadas, virtualmente. São nove títulos distintos, o ambiente é uma sala de aula e uma mesma turma de alunos, para toda a série. Essas mesmas revistas estão disponibilizadas para download no site do ON. (http://www.on.br/site_daed/).

Cada revista aborda um único tema, em forma de palestra, onde o convidado é um especialista no assunto e, quase sempre, pesquisador do Observatório Nacional. A linguagem é acessível, coloquial, mas sem abrir mão do rigor das ciências exatas. Como o palestrante é o próprio pesquisador/personagem de cada revista, o expositor do ON apenas vai apresentá-las, convidando alguém do auditório a ler a revista exibida... Nessa mesma linha, o DVD de jogos educativos, desenvolvido pelo ON, será disponibilizado nesses espaços.

Na avaliação da presidente da SBPC, Helena Nader, o evento científico, considerado o maior do segmento na América Latina, pode ter em torno de 20 mil pessoas, somente em circulação. Em todas as edições o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.


DAED/ON




Nenhum comentário:

Postar um comentário