24 de jul de 2011

PROGRAMA DE OBSERVAÇÃO DO CÉU DO OBSERVATÓRIO NACIONAL

Estão abertas as inscrições para o Programa de Observação do Céu do ON. Este programa se insere num contexto amplo de divulgação para todas as faixas etárias, passando pelos jovens até chegar aos adultos.


É a oportunidade de uma instituição de pesquisa colocar a serviço do país os conhecimentos que são produzidos por seus pesquisadores, democratizando assim o acesso à informação científica e motivando a sociedade para a ciência e a compreensão do Universo.

Sobre a Observação

Será utilizado um telescópio refletor robótico para realizar observações do céu. As observações serão feitas no campus do Observatório Nacional, Rio de Janeiro, com número limitado de 20 pessoas por dia de observação e, a princípio, uma vez por mês. O programa será constituído de observações de corpos do Sistema Solar (Planetas, Satélites Naturais, Cometas, Asteroides do Cinturão Principal). Também serão observadas: Estrelas duplas, Aglomerados de estrelas, nebulosas e Galáxias brilhantes.

O diferencial deste programa, em relação às clássicas observações astronômicas para o público, é que será usado um sistema de observação igual ao dos telescópios de grande porte.

O Programa de Observação do Céu do Observatório Nacional é inteiramente gratuito e requer inscrições antecipadas, pois as vagas são limitadas.


As Observações

Antes de começar as observações será apresentada uma pequena palestra na Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional sobre telescópios e alguns aspectos do céu.

As observações serão iniciadas a partir do pôr do Sol (ocaso), que é calculado para o local da observação (Observatório Nacional). Portanto, para cada época do ano as observações terão seu início em horários diferentes. O período estimado de atividades será entre 17h e 21h.

Mais informações no Site do Programa.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário